(66) 99954-2213
Consulta por Whatsapp
Notícias
Notícias Gerais
20
Mar
2024
Projeto piloto

Projeto piloto "Qualidade de Vida: Mexa-se Mulheres Indígenas Xavante"

O projeto piloto tem o objetivo de colocar o exercício físico na rotina das mulheres indígenas.

Uma parceria entre a Prefeitura e a Barra do Garças Associação de Atletismo leva a cada 15 dias, atividades físicas para o bem-estar das mulheres indígenas da comunidade Xavante em São Marcos.


Conduzido pela professora Maria Silvania, o projeto "Qualidade de Vida: Mexa-se Mulheres Indígenas Xavante", visa abordar questões importantes relacionadas à saúde.


"A dona Mercedes Tsõroptré, observou que as atividades oferecidas sempre se concentravam nas crianças, deixando as mulheres da comunidade sem oportunidades. No início de 2022, eu busquei junto aos parceiros como a prefeitura, Professor Sivirino, padres e as irmãs salesianos da aldeia São Marcos, propusemos a criação desse programa de exercícios funcionais que hoje é um sucesso", comenta a Professora Maria Silvania.


O projeto além dos exercícios físicos, oferece também, workshops e palestras educativas sobre diversos temas importantes, como alimentação saudável, prevenção de doenças, higiene, saúde mental, autocuidado, promovendo o bem-estar geral, fortalecendo sua identidade cultural adequados às necessidades da comunidade.

A professora lembra ainda que as atividades buscam promover atividades culturais e tradicionais que valorizem e integrem as práticas da cultura Xavante. "Incluimos as danças, medicina natural, com o objetivo de fortalecer o senso de identidade e pertencimento entre as participantes. Também organizamos eventos de confraternização para que as mulheres indígenas possam interagir com as não indígenas e promover a socialização entre elas".


ASCOM/BGAAT

Comente essa publicação

Fale Conosco
//Link botão de inscrição projeto crescendo com atletismo //Link botão de inscrição projeto futebol da vila olimpica //Link botão de inscrição projeto vivendo o atletismo //Link botão de inscrição projeto Qualidade de Vida Mexa-se //Link botão de inscrição projeto Mexa-se Mulheres Indígenas Xavantes