Barra do Garças leva ouro no campeonato brasileiro de Atletismo Sub-20 e três atletas vão para o Campeonato Pan-Americano

Com a vitória de Jânio Marcos na prova dos 1500m, o atleta se une com Francielly Marcondes e Júlia Gonçalves na disputa internacional

Jessé Santos/ SECOM BG

No último domingo (24), o atleta barra-garcense Jânio Marcos, de 18 anos, conquistou mais uma medalha de ouro, se tornando o grande campeão do campeonato brasileiro e garantindo sua classificação para o Campeonato Pan-americano de Atletismo na categoria SUB-20. Também entram na disputa Pan-americana as corredoras Francielly Marcondes (18 anos), que levou Ouro na prova de 800m Sub-20;  e Júlia Gonçalves (16), que levou Ouro na prova de 5000m Sub-20; resultando nas respectivas classificações. 


Os atletas, que representam Barra do Garças e Mato Grosso na competição, agora integram o time da Seleção Brasileira de Atletismo e devem disputar o prêmio internacional em junho, no Rio de Janeiro, onde ocorrerá o Campeonato Pan-americano de Atletismo.


Para o educador físico, vice-prefeito de Barra do Garças e técnico da equipe de atletismo, Sivirino Santos, a conquista dos jovens dá prosseguimento ao legado que a cidade possui em competições de atletismo. “O [clube] Barra do Garças Atletismo segue honrando sua história de conquistas em campeonatos nacionais”, disse o técnico.


Além das medalhas acumuladas ao longo desta edição dos campeonatos regionais e do campeonato brasileiro, a equipe de atletismo de Barra do Garças já conquistou 4 títulos brasileiros de Cross Country e já participou de Mundiais na Polônia, na China, na Suíça, na Dinamarca e na Colômbia. Ademais, o técnico Sivirino Santos, em 2019, foi treinador-chefe da seleção brasileira de Cross Country.