BARRA DO GARÇAS ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO
   Casa      A Associação
 
A História do BGAAT
 
        O Barra do Garças Associação de Atletismo, fundada em 25 de março de 2006, tem como finalidade promover o Atletismo em suas várias modalidades, como meio de inclusão social, buscando descobrir talentos, melhorando seu nível técnico, com especial atenção aos atletas carentes e as comunidades indígenas de nosso Município.

A associação, vem se fortalecendo eficazmente na sua estrutura de base, sendo considerada uma das melhores Equipes de treinamento de iniciação para crianças. crianças indígenas, jovens e adultos atletas do Mato Grosso.

Assim o BGAAT, tem alcançado excelentes resultados em competições nacionais e internacionais. Nos últimos anos, muitos dos atletas barragarcenses conquistaram posições de destaque em importantes provas e lideraram rankings nacionais de algumas categorias do atletismo. 


Como surgiu o Atletismo


         As escolas começaram a organizar competições, das quais as primeiras tiveram lugar em Exeter College, Oxford, em 1850. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos tiveram lugar em 1896 e o atletismo foi o elemento-chave do jogo, com a concorrência a ser dividida em pista e eventos de campo. Em 1928 mais progressões foram feitas quando as mulheres foram autorizadas a participar em competições de atletismo. 

        A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF - International Association of Athletics Federations) foi criada em 1912, e desenvolveu uma série de normas internacionais, assim como as regras, as competições e os regulamentados desde então. Hoje, existem inúmeras modalidades que combinadas formam o atletismo. Na competição, a maioria destes eventos é realizada em uma pista de 400m.

         Na antiga Grécia, o atletismo foi a única competição a ser realizada nos primeiros Jogos Olímpicos que tiveram lugar em Atenas em 776 AC. O evento atlético era conhecido como o "stade", uma corrida que cobria o comprimento do ateniense Estádio Olímpico.

         Os Jogos Olímpicos continuaram a ter lugar em Atenas a cada quatro anos, com todas as guerras suspensas durante o período dos jogos. Ao longo do tempo, vários eventos foram adicionados aos antigos jogos, como corridas, lançamento de disco, dardo, salto e luta. Os jogos romanos também foram incorporados a uma forma de atletismo, embora os acontecimentos favorecidas pelos romanos fossem as corridas de carruagem, luta e o mais significativo: combater gladiadores. 

         O atletismo se tornou mais diversificado durante a Idade Média, quando os filhos dos nobres eram treinados para correr, saltar e lutar, promovendo muitas vezes concursos entre nobres rivais. No século XIX, os eventos modernos que são familiares com o atletismo de hoje começaram a surgir, como parte de um programa oficial de educação física nas escolas.